Blogger Widgets

24/10/2016

IV Formação Continuada 2016 - Trabalho por Projeto

Identificação
- Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna - Caarapó-MS


Direção
- Maria Regina Modesto André Camacho
- Adjunto: Ismael Martins Guevara


Coord. Pedagógica
Ens. Fund. I - 1º ao 5º - Lusmar Guimarães da Silva
Ens. Fund. II - 6º ao 9º - Nadir Inez Borro da Costa
Ens. Méd. + Projeto Seg. em Frente - (Vacância)


Progetec
- Evandro da Silva Miranda


Na última formação continuada 2016, realizada no dia 22 de outubro, mais uma vez os professores, juntamente com coordenadores pedagógicos, diretores e progetec, se reuniram para tratar de problemáticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. A SED deixou o tema livre, à escolha da Escola. Assim, levando-se em conta a falta de utilização de tecnologia como objeto de aprendizagem, a proposta foi trabalhar por projeto.

O estudo foi fundamentado nos quatro princípios da educação para o século XXI, sob a perspectiva do economista francês Jacques Delors. Esses fundamentos foram trabalhados pelo progetec e debatidos em grupo. Na parte final foi proposto a criação de ações para serem retomadas durante a jornada pedagógica de 2017 e possivelmente executadas no ano letivo de 2017. Além disso, foi apresentado um projeto de rádio, sob a coordenação do professor Michael; e momento de reflexão, sob os cuidados da professora Juliana Rubim.

Os professores foram incentivados a trabalharem de maneira interdisciplinar e utilizando recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem.

Texto:
Evandro Miranda


Fotos