Blogger Widgets

16/04/2015

Professor e pesquisador Egídio Cariaga ministra na Escola Joaquim Vianna

Fonte: http://www.alocaarapo.com.br/noticias/caarapo/professor-e-pesquisador-egidio-cariaga-realiza-palestra-na-escola-joaquim-vianna

A Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna de Caarapó realizou na última quarta-feira (8), uma palestra com o professor Egídio Cariaga. Na ocasião o palestrante falou sobre a história do município e seus moradores mais antigos, o comércio, costumes, autoridades ilustres, a chegada dos imigrantes, entre outros assuntos relacionados.

A visita do professor e também pesquisador da história do município foi recebida com muita ansiedade pelos estudantes e equipe escolar. A palestra foi realizada com os alunos da turma do 7º ano “A” matutino, nas dependências da sala de Tecnologia Educacional e contou com o auxílio do professor gerenciador de tecnologias da escola, Evandro Miranda.

A coordenação do momento ficou por conta da professora de Língua Portuguesa, Eliane Montanhere Baratella, que está
desenvolvendo o projeto “Cantinho da Memória”.

Durante a palestra, que é parte das ações do projeto, o professor Egídio contou histórias, mostrou fotos, falou nos idiomas guarani, espanhol e português, explicando que até hoje essas línguas ainda são faladas por muitos habitantes do município.

O professor explicou ainda que fez um trabalho de pesquisa no qual conseguiu coletar muitas fotos, documentos e objetos que hoje estão devidamente guardados no Departamento de Cultura da prefeitura, juntamente com materiais de outras fontes, para a criação do Museu Municipal. “O mais interessante sobre o projeto é que mediante requerimento enviado anteriormente àquele departamento, os estudantes tiveram acesso a todo esse material”, observou Evandro.

Para concluir, o professor abriu momento para questionamento, no qual os estudantes fizeram perguntas livres, de acordo com suas curiosidades. O encerramento foi feito nas três línguas já citadas, momento em que os aplausos, tanto dos estudantes quanto da equipe escolar ecoaram pela sala.

Segundo os estudantes Fernando Lima, Lorena Eduarda de Jesus, Julia Regina Silva e Simone Antunes, a palestra trouxe conhecimento e também muita reflexão, pois “reviver, relembrar e recordar nos fazem aprender, conhecer e imaginar como era antes e como está hoje”, comentaram.

O professor Egídio Cariaga já atuou na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Com informações do professor gerenciador de tecnologias da escola Joaquim Vianna, Evandro Miranda.

Texto Original: Profa. Eliane Montanhere Baratela