Blogger Widgets

02/12/2013

Projeto da Professora Jovania Maran [Escola Joaquim Vianna]

"Ampliar o repertório cultural, desconstruir estigmas e preconceitos existentes no contexto de masificação da arte". Este é apenas um dos vários objetivos do projeto  ARTE CONTEMPORÂNEA: Romero Britto, de autoria da professora JOVANIA MARAN FURTADO, realizados com o Terceiro Ano do Ensino Médio da EE Prof. Joaquim A. S. Vianna, de Caarapó/MS neste último bimestre de 2013.

Reflexão:
"Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida" - Romero Britto

"Nos primeiros momentos do projeto os estudantes conheceram a parte teórica da arte contemporânea, seus estilos, movimentos e técnicas. Também tiveram a oportunidade de conhecer a biografia do artista Romero Britto" [trecho do projeto]. Mas foi na parte prática que a "cópia" tomou rumo diferente da "releitura". É importante dizer que a materialização desses dois conceitos é fundamental no complexo e, ao mesmo tempo, empolgante mundo da arte.

Entretanto, senhores leitores, o desafio maior ainda estava por vir e muito mais que simplesmente copiar os estudantes inovaram sobremaneira a forma de manifestação artística, criando estampas em tecido, bolsas, acessórios e até sapatos, além de telas emolduradas é claro. As sobras de retalhos, por exemplo, se transformaram em ornamentos para guarda-chuva. Por fim, o que se viu foi um grande fechamento de projeto, com um casamento perfeito: ARTE E MÚSICA, com a presença do Maestro Fabiano Barbosa e Banda Municipal Villa Lobos. Coreografia de Fernanda Fernandes Ferreira. 

A culminância do projeto aconteceu no saguão principal das escola e, além dos professores e alunos diretamente envolvidos, o evento também contou com a presença e prestígio da comunidade. Alguns TALENTOS da escola também se apresentaram, de modo que a noite ficou curta face à plenitude do evento.

A E.E. Prof. Joaquim A. S. Vianna agradece à todos pelo empenho e, em especial à profa. Jovania pela iniciativa, empenho e dedicação para que o projeto acontecesse. E só para fechar, também é digno de apreço o fato de o mesmo projeto ter sido selecionado, juntamente com outros dez projetos oriundos de toda jurisdição do NTE-Dourados/MS, como experiência de sucesso, sobretudo pela utilização de recursos tecnológicos e midiáticos no cotidiano escolar. Então, também por isso, nossos sinceros PARABÉNS à professora JOVANIA MARAN FURTADO.


 Veja mais fotos...